“Auto aplicação de Reiki, consideração de uma opção potencial para controlar a dor crônica durante o período pandêmico do COVID-19”

Chuva de Reiki
3 min readMar 18, 2023

--

Autores: Maxime Billot, Maeva Daycard e Philippe Rigoard. Publicado em MDPI, Medicina 2021, 57, 867.

Enquanto o mundo enfrenta uma situação sem precedentes com a pandemia, outras doenças crónicas, como a dor crónica, continuam em curso. O distanciamento social e o deslocamento restritivo imposto pela situação pandêmica representam uma nova barreira de acesso ao manejo da dor e tende a reforçar o processo de cronicidade.

Diante desse contexto, a medicina complementar e alternativa (CAM em ingles) pode oferecer novas oportunidades para o manejo da PC (pacientes de dor crônica ou Pacients Cronic), principalmente com um método de toque manual, como a terapia de auto aplicação de Reiki. Embora o Reiki administrado por um praticante tenha mostrado resultados promissores para reduzir a dor e o sofrimento psicológico e para melhorar a qualidade de vida, a prática do auto aplicação de Reiki precisa que a medicina baseada em evidências seja disseminada.

Em geral, o auto aplicação de Reiki pode trazer resultados positivos, além de, e sem interferir com as abordagens da medicina convencional em pacientes com dor crónica.

(…)

O Reiki é hoje oficialmente reconhecido e recomendado pelo “National Center for Complementary and Alternative Medicine”* nos Estados Unidos (USA), e pelo “National Heath Service e The Prince of Wale’s” — Fundação para Saúde Integrada no Reino Unido.

(…)

O Reiki foi reconhecido como uma terapia de biocampo categoria:

conceito definido como um campo sem massa, não necessariamente eletromagnetico, que envolve e permeia corpos vivos e afeta o corpo”. Rubik, B.; Muehsam, D.; Hammerschlag, R.; Jain, S. Biofield Science and Healing: History, Terminology, and Concepts. Glob. Adv. Health Med. 2015, 4, 8–14. [CrossRef] 18. Herron-Marx, S.; Price-Knol, F.; Burden, B.; Hicks, C. A S

(…) A democratização dessa prática pode ser alcançada por meio de ampla divulgação. A maneira mais eficaz de entender o Reiki é receber um tratamento ou praticá-lo. Para atingir esse objetivo, enfermeiros e médicos treinados podem ser veículos valiosos para os promotores do Reiki, além dos terapeutas especializados em Reiki. O Reiki já está presente em vários hospitais em todo o mundo, fator que também pode ajudar a desmistificar a prática . O próximo passo deve envolver a criação de sessões de aprendizagem com os próprios pacientes, por exemplo, integrando o Reiki no percurso médico das atividades de educação terapêutica (ou através de webinar). Inspirado por outras abordagens alternativas, como a auto-hipnose realizada em casa, a auto aplicação de Reiki pode ser administrado como forma preventiva/curativa em pacientes que sofrem de dor crônica. (…) Obviamente, a pesquisa deve continuar tentando demonstrar a eficácia e as limitações dessa prática por meio de ensaios clínicos randomizados com alto nível de evidência, com atenção especial às características dos potenciais respondedores.

(…)

CONCLUSÃO:

Em conclusão, a situação pandêmica representa uma condição nova e desafiadora para pacientes que apresentar dor cronica (PC em ingles). A medicina Complementar e Alternativa, especialmente a pratica de Reiki, tem mostrado resultados promissores para reduzir a dor e sofrimento psicológico e, para melhorar a qualidade de vida. Embora a pratica de auto aplicação de Reiki ainda não tenha sido apoiado pela medicina baseada em evidências (estudos sobre auto-aplicação), é seguro assumir que ela pode trazer resultados positivos e pode ser considerada como uma opção para o manejo da dor cronica, além e sem, interferindo nas abordagens da medicina convencional, notadamente durante o período da pandemia.”

NOTA: Todos os dados acima coletados e a escrita desse artigo são de responsabilidade dos autores do presente artigo. Gratidão ao mestre João Magalhães por traduzi-lo e compartilhar.

  • NIH ou NCCIH— National Center for Complementary and Alternative Medicine, criada pelo congresso americano em 1998.
  • NHS Wales é o Serviço Nacional de Saúde do País de Gales.

FONTE (original em ingles):https://www.joaomagalhaes.com/o-tao-do-reiki/wp-content/uploads/2021/09/medicina-57-00867-1.pdf

Peço a gentileza ao compartilhar uma publicação minha ou quando transcrevo material de outros autores e associações , mantenha a fonte original e respeite os direitos do autor. Conteúdo Protegido pela Lei de Direitos Autorais nº 9610 de 1998. Respeito e honestidade são princípios do Reiki. © Gláucia Guarino 2023 ❤.

--

--

Chuva de Reiki
Chuva de Reiki

Written by Chuva de Reiki

Sou Gláucia. Master Reiki, Terapeuta Integrativa, Neuropsicopedagoga. Iremos meditar sobre algumas questões sobre a prática da Terapia e Filosofia Reiki.